Caro/a estudante,
Obrigada por ter clicado no link para responder a este estudo! Antes de decidir se deseja participar, por favor leia atentamente as informações seguintes, nomeadamente o motivo de realização do estudo, procedimentos envolvidos e de como os seus dados serão tratados.
QUEM ESTÁ A REALIZAR ESTE ESTUDO?
O presente estudo está a ser realizado no âmbito do Doutoramento em Sociologia no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, para a tese subordinada ao tema “competências digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem: práticas em Unidades Curriculares em eLearning no Ensino Superior Português”. O estudo tem como entidade de acolhimento o Cies_Iscte – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - Bolsa de Investigação para Doutoramento da FCT, referência 2021.08512.BD.
QUAL O OBJETIVO DESTE ESTUDO?
Pretende-se, com este estudo, perceber onde se situam e como são ativadas as competências digitais e infocomunicacionais de estudantes de ensino superior em regime de e-learning.
QUEM PODE PARTICIPAR NO ESTUDO?
Podem participar no estudo estudantes matriculados e inscritos pela 1ª vez em unidades curriculares ou cursos em regime de e-learning em Instituições de Ensino Superior (IES) Público e Privado portuguesas.
COMO PARTICIPAR?
A sua participação no estudo consiste no preenchimento de uma prova online (com a duração aproximada de 30 minutos) e na resposta a um questionário sobre competências digitais e infocomunicacionais (com a duração aproximada de 30 minutos). Cada resposta conta! Se aceitar participar neste estudo, e depois de ler e aceitar o consentimento informado, livre e esclarecido, pode começar a preencher a prova e a responder ao questionário. Para o fazer, clique em “Seguinte”. É muito importante que complete o preenchimento da prova e que responda a todas as questões do questionário para que as suas respostas sejam válidas.
TENHO QUE PARTICIPAR NESTE ESTUDO?
A sua participação neste estudo é inteiramente voluntária e pode recusar-se a participar. Se decidir participar, terá o direito de desistir do estudo a qualquer momento, sem qualquer necessidade de justificar o motivo, bastando para o efeito encerrar a janela da prova ou do questionário. No entanto, a sua participação é essencial a este estudo, pelo que agradecemos e valorizamos o seu contributo.
QUAIS SÃO OS POSSÍVEIS RISCOS E BENEFÍCIOS DE PARTICIPAR?
Riscos - A sua participação no estudo não inclui quaisquer riscos para si, para além do incómodo que o preenchimento da prova e que as respostas ao questionário possam causar.
Benefícios – A sua participação poderá contribuir significativamente para o avanço dos estudos sociológicos relacionados com competências digitais e infocomunicacionais em ambientes virtuais de aprendizagem, permitindo a elaboração de um instrumento metodológico original, de medida direta online, como base de um programa de avaliação do nível de proficiência digital e de práticas infocomunicacionais de estudantes em regime de e-learning em IES.
QUAIS SÃO OS CUSTOS DE PARTICIPAR NESTE ESTUDO? EXISTE COMPENSAÇÃO?
A participação neste estudo será totalmente gratuita, sem qualquer custo para o participante. Este estudo não fornece compensação financeira aos participantes.
COMO SERÁ MANTIDA A MINHA CONFIDENCIALIDADE? OS MEUS DADOS ESTÃO PROTEGIDOS?
A prova e o questionário são anónimos. O registo das respostas não contém qualquer informação sobre a sua identidade, não sendo solicitado nem nome, nem números de identificação, dados de localização, identificadores eletrónicos ou outros elementos que permitam identificar, a nível singular, um respondente. As suas respostas serão estritamente confidenciais e anónimas, de acordo com os regulamentos e leis aplicáveis. Os dados recolhidos serão apenas utilizados coletivamente (e.g., pontuações médias de todos os respondentes) e para fins de investigação científica. A privacidade e a proteção de dados estão de acordo com o Código de Conduta Ética em Investigação do Iscte e com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia – Regulamento n.º 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016 - aplicável desde 25 de maio de 2018. Todos os dados recolhidos no âmbito da investigação serão armazenados e mantidos de forma segura e acessível, por um período de pelo menos cinco anos desde o final do estudo/projeto ou, sendo reportados em publicações científicas, desde a data da publicação original. Os dados manter-se-ão à disposição de quem pretenda replicar o estudo ou trabalhar sobre os resultados, sujeitos a eventuais limitações impostas por legislação específica e pelos princípios gerais da confidencialidade, proteção e segurança dos/as participantes.
COMO SERÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS DO ESTUDO?
Os resultados do presente estudo serão divulgados através da sua publicação em diversas revistas científicas e apresentação em encontros científicos (nacionais e internacionais) como, por exemplo, conferências e seminários.
A QUEM DEVO COLOCAR QUESTÕES SOBRE O ESTUDO?
Caso tenha questões adicionais sobre esta investigação, por favor, contacte a investigadora responsável:
Joana Duarte Correia (Joana_Telma_Correia@iscte-iul.pt) | CIES-Iscte | Edifício Sedas Nunes, Sala 2W11 | Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa